Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que a vida faça o resto... "William Shakespeare"
.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

EVITANDO O CIBERBULLYING

Se você é uma vítima de bullying, ou conhece alguém que anda sofrendo esse tipo de abuso nas redes sociais, dá pra pedir aos próprios provedores dos sites e denunciar que você está sofrendo abusos. Mas o que todos recomendam é que, em primeiro lugar, você deve bloquear o usuário e, claro, não adianta responder às suas ofensas.
Cada site explica como você pode denunciar a pessoa:

Facebook
Se tem alguém te atacando no site, o ideal é bloquea-la, da seguinte maneira:
No menu Conta, vá em Configurações de Privacidade e, no final da página, há a opção “Lista de Bloqueios”. Lá você bloqueia os bullies.
Se não adiantar, clique no link Denunciar/bloquear esta pessoa, na parte inferior do canto esquerdo do perfil da pessoa.

Você pode denunciar abuso enviando um email para privacy@facebook.com. Outra maneira é alterar suas configurações de privacidade – dá pra configurar quem pode (ou não) ver suas mensagens, fotos, recados, etc, de maneira personalizada. A Central de Ajuda é bem explicativa e tem mais um monte de perguntas e respostas.

Twitter
O Twitter tem uma página (em inglês) abordando a questão do cyberbullying. Clique aqui para ver. A recomendação é ignorar e bloquear o usuário que está te ameaçando. Caso sinta fisicamente em perigo, o Twitter sugere que você ligue para a polícia.

O Twitter é chatinho para relatar um abuso. Eis os dados que você deve fornecer:
- seu nome de usuário
- nome do usuário que está te ameaçando
- links das atualizações com as ameaças feitas pelo bullie.

Você deve enviar esses dados em uma solicitação para este site. Essa página só consegue ser visualizada se você estiver logado.

Orkut
No orkut há uma página da Central de Segurança e Privacidade do orkut com “Informações para adolescentes”. Em caso de cyberbullying, o orkut recomenda que você bloqueie o usuário:
- Vá ao perfil da pessoa e, no topo da página, clique em “ignorar”. O melhor é que, nem a pessoa ignorada, nem seus amigos, saberão que você fez isso.
- Você também pode utilizar a opção “denunciar abuso”, mas saiba que esse processo é mais complicado, porque depende da análise do orkut.

YouTube
O YouTube tem um canal bem legal com explicações sobre cyberbullying em sua Central de Ajuda. No caso de alguém fazer comentários maldosos em um video seu, a orientação do site é que ignore o usuário, mas você pode desativar comentários do vídeo ou modera-los antes de serem publicados.

Se alguém fez um video seu para assedia-lo ou publicou um video que você não gostaria que estivesse no YouTube, siga os seguintes passos:

Acesse a área de Ferramenta de Ajuda e segurança do YouTube. Depois, basta selecionar as opções de denúncia em cinco passos:
1) Usuário > 2) Problema > 3) Vídeos e Mensagens > 4) Bloquear Usuário > 5) Confirmação

E aí, alguém já denunciou um BULLY por um desses sites?

Funcionou? 
Conta pra gente!

<http://victoriadb.wordpress.com/ > acesso em: 13/07/2012

domingo, 8 de julho de 2012

E VOCÊ O QUE ACHA ?

" Enquanto a sociedade não resolver
o problema de bullying nas escolas,
dificilmente conseguirá reduzir
as outras formas de comportamentos
agressivos e destrutivos entre adultos"


(Pearce JB, Thompson AC. Practical approaches to reduce the impact of bullying. Arch Dis Child. 1998;79:528-31. 
Em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying#Caracteriza.C3.A7.C3.A3o_do_ass.C3.A9dio_escolar> Acesso em: 07 julho 2012)

domingo, 1 de julho de 2012

CORTANDO NA CARNE


... Aí me ocorre uma fala, onde se diz que é preciso que enfrentemos nossas próprias mazelas para poder enfrentar depois as mazelas do mundo, que percebamos nossos próprios pontos cegos, que deixemos de olhar para fora somente, e tomemos consciência que não estamos enxergando um pouco mais para dentro e que aquele que a gente chama de “o outro” está sendo uma projeção daquilo que a gente não gosta. Às vezes nós não percebemos que a outra pessoa também tem suas dificuldades como nós mesmos. Se não entendermos isso vamos continuar fazendo o que o sistema quer: o jogo do poder. E continuar brigando para dizer que sou melhor que você, que o meu é melhor que o seu... Sem aceitar ser questionado.
Enquanto isso continua acontecendo e nós nos digladiamos aqui em baixo, o sistema está nos olhando de cima e perpetuando essa situação de desconforto e opressão.

MOVA-SE

"Deus move o céu inteiro 
naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. 
 Mas não move uma palha naquilo que 
a capacidade humana pode resolver."

QUE TIPO S DE DANOS O BULLYING PODE CAUSAR ?

A vítima pode apresentar baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar, fobia escolar, tristeza, depressão, podendo chegar ao suicídio e a atos de violência extrema contra a escola. Já os autores podem se considerar realizados e reconhecidos pelos seus colegas pelos atos de violência e poderão levar para a vida adulta o comportamento agressivo e violento. As testemunhas silenciosas também sofrem, pela sua omissão e falta de coleguismo. Muitos sentem-se culpados por toda a vida.

Fonte: www.observatoriodainfancia.com.br

© 2012 OBSERVATÓRIO BULLYING | Todos os direitos reservados - Designed by ACO